28 de agosto de 2024

Resenha Literária

É uma árdua tarefa escolher os 10 poetas mais românticos da nossa literatura brasileira. A tarefa não é nada fácil, a poesia nacional é riquíssima e cada um dos autores escolhidos facilmente poderia ter outros belos poemas incluídos, principalmente quando aparece na lista o "poetinha", como ficou conhecido Vinícius de Moraes, é se deparar com um manancial de poemas de amor. Envolveu-se também com música, dramaturgia, jornalismo e, por 26 anos, trabalhou como diplomata. Mas, primordialmente, era um poeta. Era apaixonado pela vida boemia e pelas mulheres, e como! Vinícius casou nove vezes, deve ter composto no mínimo cem poemas para cada paixão. O poema mais conhecido talvez seja o "Soneto da fidelidade". Mas eu gosto muito do poema "Poema dos olhos da amada", quem tiver um tempinho a mais não deixe de ler esse lindo poema.


Poema da fidelidade

De tudo ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento.


Quero vivê-lo em cada vão momento

E em seu louvor hei de espalhar meu canto

E rir meu riso e derramar meu pranto

Ao seu pesar ou seu contentamento


E assim, quando mais tarde me procure

Quem sabe a morte, angústia de quem vive

Quem sabe a solidão, fim de quem ama


Eu possa me dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure.

0 comentários: